sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Mamãe e Empreendedora?

Olá, queridas mamis do meu ❤ Tudo bem com vocês?


Estava a um tempo querendo falar sobre empreendedorismo aqui.. e não sabia como, rs. Mas esses dias meu esposo me emprestou um livro dele, chamado "Empreenda sem Fronteiras" do Bruno Pinheiro, e vi que PRECISAVA compartilhar isso com vocês!

Acredito que muitos serviços e lojas online tenham surgido da necessidade de trabalhar e criar filhos. Se possível, tudo junto e misturado. Mas... Será que dá certo? Dá dinheiro? Dá trabalho?

Por experiência própria, posso dizer que sim... Dá certo, se for algo previamente pensado, planejado, organizado e devidamente executado. Dá dinheiro sim, mas nem sempre na velocidade da luz e provavelmente você não verá a cor do dindim no início 😅
E dá muito, muito trabalho. Não se iluda (como eu me iludi no início) achando que seria moleza.. "É só publicar e plim! Vendo, entrego e shows!"... Tadinha de mim, genthi! Inoceeeente..



Empreender precisa de planejamento e estudo. Ler, praticar e testar o que dá certo para o seu negócio. Tentar, errar, corrigir, tentar novamente... Fora isso, tem a casa, a comida, a roupa pra lavar e o baby chorando, subindo no seu colo ou comendo formiga enquanto você se distraiu por 1 milésimo de segundo atendendo a um possível cliente (que muitas vezes te pergunta TUDO e não compra NADA... afinal quem nunca, né? 😅)
Mas, se você tem essa oportunidade de empreender, faça! E não desista. Hoje eu acordo todos os dias ao lado do meu filho. Vi ele começar a falar, a andar, e a aprender muitas coisas diferentes.. e isso, pra mim, vale mais que uma carreira de presidente na maior multinacional do mundo!

Então, se você se interessou, tenho umas dicas que vão ajudar:

- Qual é seu desejo? Você tem vontade de empreender? É viável pra você? Isso tem que partir de você e ser conversado em família.

- Com o que você gostaria de trabalhar? Você entende desse assunto ou consegue aprender o máximo sobre ele? Procure algo que seja prazeroso pra você, porque, se tudo der certo, esse vai ser seu negócio pelo resto da vida 😉

- Identifique seus concorrentes e seus possíveis fornecedores e parceiros. Saiba quanto precisará de investimento inicial.

- Busque conhecimento sobre a área que escolheu, sobre e-commerce, marketing digital, atendimento ao cliente. Existe muito material grátis sobre esses temas.

- Torne seu negócio conhecido nas redes sociais. Facebook (páginas e grupos), Instagram, Blogs. Faça com que se lembrem de você e da sua marca.

- Foque na sua escolha, tenha metas a curto e longo prazo, acredite em você. Se outras pessoas conseguiram, porque você não conseguiria?

- Leve seu negócio a sério. Tenha horário para começar e terminar, se dedique. E tenha disciplina. Lembre que você não tem um chefe chato pegando no seu pé, porém, se não houver dedicação, seu negócio não irá a frente.

- Aprenda com os erros... seus e dos outros (principalmente). Veja os erros como uma oportunidade de aprimorar seu negócio e seu conhecimento. Só não erra quem não tenta!

- Não pense somente em lucro financeiro. Pense em como seu serviço/produto pode melhorar a vida de alguém. Quando recebo mensagens ou vejo fotos dos meus clientinhos lindos com nossos looks, eu fico observando cada detalhe, o sorriso, a pose pra foto.. é tão bom ver que aquela foto e aquele momento vão durar para sempre e que eu fiz parte disso! Isso não tem preço, literalmente.

10° - Não esqueça do primeiro motivo pelo qual você quis ter um empreendimento online. Aproveite seu baby o máximo que puder! Estar em casa somente, não quer dizer que você seja presente. Sua presença tem que ser notada e aproveitada! 💖

Espero ter ajudado a clarear os pensamentos quase sempre confusos/turbulentos e interrompidos (isso sempre!) de mãe. E se você já é empreendedora ou decidiu se tornar uma, me conte! Quero muito saber!

Beijos, queijos (hmm, amo!) e muito café (pq precisamos!). Fuuui! 😘



Andressa Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário